quinta-feira

Em tempos de crise, economize comendo saudável


A velha desculpa é que a alimentação saudável é cara. Na verdade, não tem que ser cara, basta planejar e simplificar de forma a não ter preguiça de prepará-las. Caro é comprar comida pronta. 

Confira estes truques simples para economizar dinheiro - e calorias!

1. Passar longe das saladas pré-embaladas
É sempre tentador comprar um kit pronto de saladas, já que o tempo gasto para lavar folhas e picar não é levado em consideração ao que realmente se pretende. Pense que as folhas depois de picadas perdem o frescor ao passar tempo na geladeira e logo ficam murchas. Uma cabeça de alface custa bem menos do que um kit e você pode lavar, secá-las e acondicionar em porções dentro de sacos sem ar. Elas lavadas, serão um incentivo para experimentar novas misturas que podem variar entre os legumes e as frutas como tangerinas, carambolas, tomates, maçãs, peras...

2. Cozinhe um frango inteiro
Se você nunca cozinhou um frango inteiro, é hora de começar. Em vez comprar apenas peitos de frango que é bem mais caro, compre o frango inteiro (ou cortes mais baratos, como coxas e sobrecoxas). Asse-o com os seus legumes favoritos, economizando também no combustível. Isso vai deixar você com comida suficiente para várias refeições, afinal, você pode congelar as sobras em porções para utilizar em sopas, saladas, sanduíches...

3. Mantenha seu freezer repleto de legumes congelados e frutas
Quando você está contando as moedas de centavos, cada compra deve ser pensada para não haver desperdício. Uma ótima maneira de economizar dinheiro é estocar legumes congelados. E se você está preocupado com a falta de nutrientes, não tema. Legumes e frutas congeladas são nutritivos, porque eles são colhidos no pico de maturação e, em seguida congelados para selar seus nutrientes. Eles são grande adição a saúde e adicionam um toque de cor para cada refeição.

4. Faça um estoque de feijão
Ótimo para a digestão, bom para o coração, e super fonte de fibra, uma boa seleção de feijão deve figurar em cada dieta saudável. A grande notícia é que eles também são baratos para comprar e você pode usar em guisados ​​e sopas. Cozinhe os feijões e congele, variando também as cores. Lembrando que os brancos possuem digestão mais difícel, porém mais ricos em nutrientes. Em contrapartida, os mais escuros, apesar de menos nutrientes são mais leves para o seu estomago e produzem menos gases.

5. Planeje refeições e compre com antecedência
Antes de sair para comprar alimentos, mapeie as refeições para a semana procurando ver o que mais consumiu e se realmente precisa refazer o estoque gelado com os mesmos ingredientes anteriores. Variar o cardápio também é uma forma de incentivar a alimentação saudável. Visite o locar onde compra seus alimentos para saber das ofertas do dia. 

Planejamento é fundamental e começa pela ativação do apetite. Lembrando que nunca é bom ir às compras com fome para comprar alimentos de saciedade rápida.

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